Turismo
em Canoas
No
dia 13 de julho de 2011 nossa turma saiu para visitar
alguns pontos turísticos da cidade.
Fomos
na fonte Dona Josefina que alimenta o arroio Araçá.
Depois
visitamos o Centro histórico de Cultura e lá dentro vimos
algumas fotos de como era a estação antiga e lá em cima
vimos desenhos e pinturas.
Vimos
uma casa antiga de 1874.
Nós
vimos uma figueira e depois fomos na Praça da Bandeira.
Também
fomos na igreja Matriz e tiramos duas fotos.
No
centro fomos na biblioteca vimos coisas antigas e assinamos
o livro de visitas e vimos livros e fomos no espaço
infantil.
Passamos
pela rua XV de janeiro e depois fomos na Praça do Avião
e vimos uma foto do Santos Dumont feito de ferro.
A
moça contou uma história da praça do avião e voltamos
para a Acadef e lanchamos e voltamos para a escola.
Gabriel
Silveira Cruz
4º
B
Professoras:Taiane
e Silvia (TIC'S)
Os alunos da turma 4ºano B pesquisaram o significado da palavra OLARIA que dá nome ao nosso bairro.
______________________________________________________________
PROJETO DE DOCÊNCIA
1. TÍTULO:
Resgate histórico do bairro Olaria/Canoas.
2. JUSTIFICATIVA:
Conhecer a história do lugar onde vivemos é importante para valorizá-lo e tornar-se um cidadão ativo na sociedade. Pesquisar, conversar, resgatar coisas do passado, nos possibilitam entender a história e estabelecer relações entre os acontecimentos no tempo. Diante disso propomos atividades que resgatem a história do bairro onde nossa escola está inserida.
3. OBJETIVO GERAL:
Comparar acontecimentos no tempo para conhecer de forma diferenciada o bairro onde a nossa escola está inserida.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
4.1. Conhecer e resgatar um pouco da história do bairro da nossa escola.
4.2. Identificar as ruas que estão no entorno da escola.
4.3. Estabelecer relações entre o passado e o presente.
4.4. Observar e manusear documentos, registros e objetos antigos.
4.5. Utilizar diferentes fontes de informação para conhecer e entender o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos.
4.6. Reconhecer semelhanças e diferenças existentes no seu grupo de convívio.
5. DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento desse projeto se dará através de pesquisas, leituras e vivências diferenciadas.
6. PROCEDIMENTOS:
7.1. Pesquisa;
7.2. Apreciação da produção individual e coletiva;
7.3. Argumentação;
7.4. Atividades de socialização;
7.5. Caminhada pelo bairro da escola.
7.6. Exploração de mapas;
7.7. Construção de um blog sobre o bairro da escola.
7. RECURSOS:
Livro didático, papéis diversos, cola, tesoura, câmera fotográfica, materiais diversos, materiais recicláveis, espaço ao ar livre, jogos.
8. CULMINÂNCIA:
Apresentação do trabalho realizado divulgando-o em blog produzido pela turma.
9. AVALIAÇÂO:
A avaliação se dará em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
10.BIBLIOGRAFIA:
__________. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, E.M.E.F. Gov. Walter Peracchi de Barcellos. Projeto Político Pedagógico. Canoas, 2008-2009.